A retórica é a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. Basicamente, apresentar os fatos de uma maneira limpa e que transmita a mensagem que você quer passar. Mas é bom deixar claro que a retórica é diferente da oratória, de forma simples e resumida a retórica é definida como argumentar bem, enquanto a oratória é falar bem.
Para ser bem objetivo e já acabar com algumas dúvidas, a retórica é uma forma de persuasão, que é diferente de manipulação. Enquanto persuasão é trazer um bom entendimento e convencimento, a manipulação é sobre mudar o comportamento ou percepção dos outros por meio de táticas enganosas ou dissimuladas - mentir para convencer.
Um dos principais nomes na Retórica é o famoso Aristóteles. Para ele, a retórica é um recurso indispensável para um mundo de incertezas e de conflitos ideológicos. A retórica não era simples persuasão, mas distinção e escolha dos meios adequados para persuadir, e pensando nisso, esse 'maluco' dividiu uma boa retórica em 4 passos: Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Falando de uma forma resumida - mas que já te ajudaria a persuadir seus amigos - a Invenção é a fase na qual o orador cataloga todos os argumentos e os meios de persuasão de acordo com seu público. Sendo que o seu discurso pode seguir 3 tipos: Ethos (Ética), Pathos (Paixão) e Logos (Lógica). É neste momento em que se opera a criação dos conceitos que servirão de base para o discurso e qual maneira será mais efetiva para seu público. A disposição seria colocar esses argumentos em ordem. A elocução é entender o estilo, ter clareza, não cometer erros gramaticais. E, por último, a
ação, que seria colocar esse discurso em prática procurando ter uma boa dicção e gestos.
Tudo isso pode parecer coisa de velhos, tudo muito teórico e tudo mais, porém, nos dias de hoje, a retórica se encontra muito presente nas redes sociais! Como por exemplo nos seguintes cenários:
Uso de conteúdo visualmente atraente, utilizando edição de vídeo e filtros;
Hashtags para aumentar visibilidade e engajamento;
Escolha do tipo de linguagem utilizado para determinado público;
Uso de técnicas de storytelling para construir narrativas envolventes;
Autores:
Proprietária - Thawany Moura.
Convidados - Sara Gonçalves, Gabriel Bossardi, Vitor Abrahão.
Comments